Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação 4cil

5 participantes

Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Preparação 4cil

Mensagem  c.anton2500 Dom Fev 01, 2009 9:03 pm

Preparação do Motor 151

Ao contrário do famoso motor 4.1 6 cilindros, para o qual há uma quase infinidade de preparações, os proprietários de opalas 4 cilindros encontram-se pouco confortáveis em termos de preparações. Tal fato se dá, ao contrário do que se tornou comum pensar, não por este motor responder mal a preparações, mas sim pois desde sempre este resistente motor sofreu a concorrência do seu irmão maior o qual por razões óbvias tem um potencial muito maior.Contudo é preciso que se esclareça desde o principio alguns detalhes. Primeiro: O motor 151 possui o mesmo projeto básico do 250. Podemos inclusive dizer com alguma simplificação que, exceto por algumas diferenças de relação curso x diâmetro, o motor 4cc não passa de um 6cc com dois cilindros a menos. Desta forma, praticamente todas as qualidades que o 6cc possui em termos de preparação, pode ser aplicada (guardadas as devidas proporções) ao motor 151.Segundo: Considera-se o motor 151 pequeno para um carro do porte do Opala. Definitivamente não é. O motor 6cc é que grande mesmo! O Opala baseia-se no Opel Rekord alemão, e este apesar de ser um carro de porte não muito compacto, é um carro leve. A maior motorização disponível para o Rekord era um 2.2 6cc de apenas 95hp. Contra os 4.1 usados nos Opalas que eram muito mais potentes e dispunham de muito mais torque. Vale ressaltar também que um Opala (em especial dos mais antigos) é um carro relativamente leve para o seu porte (acredite!), um SS6 com motor 250S dos anos 70 pesava em ordem de marcha pouco menos de 1.200kg, ou seja menos que um carro médio atual tal como um Astra 1.8!Terceiro: Considera-se o 151 um motor ultrapassado frente aos contemporâneos de cilindrada semelhante. Este terceiro tópico não deixa de ser uma verdade, mas não tão taxativa assim.

Vamos exemplificar. Um motor 151 a gasolina possui potência da ordem de 84hp a 4400 RPM(com carburador simples). O mesmo motor em sua versão a álcool possui potencia de 92hp a 4000 RPM (com carburador duplo). Notaram a diferença no regime de potência máxima? Pois bem, isto se deve ao seguinte fato, como sabemos a nossa legislação prevê tributação maior a carros com potência superior aos 99hp, sabemos também que Opalas 4cc foram largamente utilizados pelo poder publico, para este fim a GM com a intenção de diminuir o preço final destes carros, optou por utilizar um comando bem mais fraco na versão a álcool. O comando de válvulas utilizado neste motor é o mesmo utilizado nos antigos 153, comando que privilegia o torque, em detrimento da potencia em altas rotações. É por esta razão que um motor a gasolina, mesmo tendo carburação simples (contra a dupla usado no álcool) possui um regime de potencia máxima 400 giros superior ao da versão a álcool. O fato é que se o mesmo comando fosse utilizado nos dois carros, a versão a álcool teria então cerca de 101hp e conseqüentemente seria mais cara ao consumidor, em especial ao Estado.Notem então que esta potência de 101hp aproxima-se bastante da potência de um motor AP 2000 a álcool carburado, cerca de 108hp.

Levando-se em conta o fato de que a taxa de compressão do motor do Opala é inferior ao AP, e também o fato de que o AP é até hoje um referencial em termos de motores aptos a preparação, já dá para perceber que o singelo 151 não é uma ovelha tão mansa quanto podemos imaginar. Isto pois estamos comparando primeiro um motor tido como imprestável a preparação, com outro tido como exemplar. O desnível de potência do 151 a gasolina (84hp) para o AP 2000 a gasolina (102hp) diz mais respeito ao fato de que o 151 a gasolina utiliza carburação simples e taxa bem inferior ao AP, do que propriamente ao fato de que o 151 é pouco potente.Pois bem, chegamos na parte interessante da historia. Estando demonstrado que o 151 é uma base interessante a preparações, peço atenção para uma preparação bastante interessante sob o angulo do custo/beneficio. Para ela, vamos utilizar aquele simpático motorzinho 151 a álcool que você tem mantido quietinho por todos estes anos sob o capô do seu Opalão. Este motor como já foi dito, possui uma razoável cilindrada para o porte do carro. Em termos gerais um Opala 4cc coupe (mesmo dos mais modernos) não pesa mais de 1.200kg. Contudo é um motor que peca por uma taxa de compressão excessivamente baixa para os padrões do combustível atual.

Basicamente deveremos aumentar esta taxa, dos módicos 10,5:1 do motor original para mais saudáveis 13,0:1. Como você consegue isto? Simples, retire o cabeçote do motor do seu carro e leve a uma retifica para retirar cerca de 1,5mm dele. A taxa de compressão obtida está longe de ser agressiva demais para o resistente motor do Opala.A carburação utilizada pode ser a H34 original dos 151 a álcool, contudo minha preferência recai sobre os DFV/Weber 446 utilizados nos motores 151S (os quais tinham como única diferença para o 151 comum o uso do referido carburador). Porem, obviamente deverão ser 446s próprios para álcool (como os usados nos Dodges V8 a álcool), carburadores bastante raros por sinal.Estando estabelecido o padrão de taxa, assim como a carburação, vamos para a questão chave em qualquer preparação aspirada. Qual o comando de válvulas a ser utilizado... Faço duas propostas distintas, para uso e comportamentos distintos do carro.A primeira opção seria utilizar no motor, o mesmo comando utilizado na versão a gasolina (mais forte como foi dito). Sem necessitar da utilização de coletores de escape dimensionados. A configuração original já dá conta do recado (ainda que um pouco restritiva), visto que a curva de potência do motor não deverá ser muito alterada em relação ao original.Este motor apresentaria basicamente um comportamento semelhante ao original, contudo debitando uma potência bem superior. Nesta versão a potência alcançada seria da ordem de 130hp ABNT. Obtidos em especial devido ao uso de uma taxa de compressão decente, assim como de um comando mais esperto do que o lerdo comando original. Num Opala coupe da década de 80 esta potência garantiria, em valores aproximados, uma velocidade final um pouco inferior aos 190km/h reais. A aceleração de 0-100 poderia ser feita em cerca de 10s4. Obviamente num motor moderadamente bem regulado e em perfeitas condições de funcionamento. Vejam que já garantiria um desempenho bem atual e num carro aparentemente original.A Segunda opção, mais apimentada, exigiria de preferência a 446 e necessariamente o escape 4x2. Neste caso o comando a ser utilizado deverá ser um de 292 graus, levante ao gosto do freguês, assim como lob center entre 107 e 109 graus. Características a escolha do dono do carro, mas que não alterariam significativamente nem a potencia nem o desempenho em si do carro.Um motor como estes renderia cerca de 154hp ABNT. Naquele mesmo Opala do exemplo anterior, o desempenho aproximado seria o seguinte: Velocidade final na base dos 200km/h reais e 0-100 em cerca de 9s1. Seria um motor visivelmente preparado, porem muito longe ainda do limite de preparação. Obviamente apto para o uso em ruas.Há uma ressalva a ser feita, em alguns carros com defeitos no sistema de refrigeração, pode ocorrer do motor esquentar um pouco mais que o esperado.

Porem calma... Não é de se esperar nada alarmante. Na pior das hipóteses o uso de uma ventoinha elétrica auxiliar na frente do radiador, como aquelas genéricas usadas em carros com ar condicionado, já dá conta do recado.Por fim, vejam que não é preciso muita coisa para que um 4cc ande mais que um 6cc. É preciso basicamente que nós opaleiros entendamos que nossos carros têm um grande potencial de desempenho, porem são MUITO amordaçados quando originais. Espero que estas receitas garantam muitas alegrias e emoções aos amigos, sempre lembrando que não custa muito ser um pouco responsável. Abraços a todos!

Texto de: João Paulo Simões
c.anton2500
c.anton2500
Admin
Admin

Número de Mensagens : 196
Localização : Palhoça
Data de inscrição : 01/11/2008

http://espiritodosopalas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  RHCESPECIAL1974 Sáb Fev 07, 2009 5:53 pm

Com certeza o meu 4 cil. me rende mais alegria que um 6 cil.(minha opnião). A questão da preparação dos 4 cil. ficou muito ofuscada devido ao fato de ser muito simples a adaptação de um 6 cil. Já experimentei em meu motor um 446 com gargulantes nº26 e notei que ficou espetacular se desconsiderar o consumo(cerca de 260 km com un tanque de combústivel).

Como já disse em outra oportunidade, não troco a suavidade e o silêncio do 4 cil.
RHCESPECIAL1974
RHCESPECIAL1974
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 536
Idade : 43
Localização : Urussanga
Data de inscrição : 03/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  c.anton2500 Sáb Fev 07, 2009 6:52 pm

RHCESPECIAL1974 escreveu:Com certeza o meu 4 cil. me rende mais alegria que um 6 cil.(minha opnião). A questão da preparação dos 4 cil. ficou muito ofuscada devido ao fato de ser muito simples a adaptação de um 6 cil. Já experimentei em meu motor um 446 com gargulantes nº26 e notei que ficou espetacular se desconsiderar o consumo(cerca de 260 km com un tanque de combústivel).

Como já disse em outra oportunidade, não troco a suavidade e o silêncio do 4 cil.

Bom, eu já sou o contrário, faltam 2 cilíndros na minha vida rsrsrsrs

Meu sonho é um diplo 92, sei lá, talvez um futuro próximo....
c.anton2500
c.anton2500
Admin
Admin

Número de Mensagens : 196
Localização : Palhoça
Data de inscrição : 01/11/2008

http://espiritodosopalas.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  RHCESPECIAL1974 Sáb Fev 14, 2009 9:18 am

Pra quem é fã de 4 cil. olha esse "quatrinho".

https://www.youtube.com/watch?v=brw8OcVenPc&feature=related

https://www.youtube.com/watch?v=GO74D_Kp0n4&feature=related

Olha quanto dá em segunda...
https://www.youtube.com/watch?v=vBt6rkeMoZg&feature=related

Agora o teste no dino.
https://www.youtube.com/watch?v=-rM-HJF-5aM&feature=related
RHCESPECIAL1974
RHCESPECIAL1974
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 536
Idade : 43
Localização : Urussanga
Data de inscrição : 03/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  Renat1nh0 Seg Fev 16, 2009 2:53 am

Esse texto e antigo, mas mt bom ajudara mt a galera que curte o 4cc aqui em SC Smile.
Hj em dia tem mt receita nova, da pra arrancar mt potencia do motor 4cc do nosso querido opala, com o custo e beneficio mt bom.
Sem contar que temos o beneficio do turbo compressor cheers
Renat1nh0
Renat1nh0
Opaleiro Iniciante
Opaleiro Iniciante

Número de Mensagens : 16
Idade : 34
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.opalafloripa.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  muhamed Seg Mar 02, 2009 6:22 pm

legal.....alguem jah fez algo parecido em um 4 cc?.........
muhamed
muhamed
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 321
Idade : 45
Localização : Piratuba
Data de inscrição : 02/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  Renat1nh0 Dom Mar 08, 2009 10:52 am

muhamed escreveu:legal.....alguem jah fez algo parecido em um 4 cc?.........

A meu o que a galera gosta de fazer, e coloca uma dfv446 ou solex h-34.
Fazem cabeçote 1,5mm mas baixo. pq o opalao e destaxado por causa daquela parada de imposto pra nao passar dos 100cv.
Ai colocam um ponteirinha esportiva ou um 4x1.
Ai uma bobina de gol mi.
Dexam a mecanica revisadinha bem acertadinhu. Fica show eu jah andei num desses fica bem mas agil.
Essa receitinha e bem em conta de fazer.
Renat1nh0
Renat1nh0
Opaleiro Iniciante
Opaleiro Iniciante

Número de Mensagens : 16
Idade : 34
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.opalafloripa.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  comodoro86 Dom Mar 15, 2009 12:26 am

tem esse que é bem interessante:
Preparação 4cil 27949capa00010mvfs7ql61.thPreparação 4cil 27952pea00013zagt0wq112.th

se conseguisse um vira desses pegava um 4cil. pra mim...
comodoro86
comodoro86
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 316
Idade : 34
Localização : guabiruba
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  Renat1nh0 Ter Mar 17, 2009 3:02 am

comodoro86 escreveu:tem esse que é bem interessante:
Preparação 4cil 27949capa00010mvfs7ql61.thPreparação 4cil 27952pea00013zagt0wq112.th

se conseguisse um vira desses pegava um 4cil. pra mim...

Quero ver acha esse vira, e quem diz que viu disse que o motor parece uma britadeira. Da pra fazer o 2.8 esse pelo menos e mas facil hehe.
Renat1nh0
Renat1nh0
Opaleiro Iniciante
Opaleiro Iniciante

Número de Mensagens : 16
Idade : 34
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.opalafloripa.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  comodoro86 Ter Mar 17, 2009 9:14 pm

Renat1nh0 escreveu:
comodoro86 escreveu:tem esse que é bem interessante:
Preparação 4cil 27949capa00010mvfs7ql61.thPreparação 4cil 27952pea00013zagt0wq112.th

se conseguisse um vira desses pegava um 4cil. pra mim...

Quero ver acha esse vira, e quem diz que viu disse que o motor parece uma britadeira. Da pra fazer o 2.8 esse pelo menos e mas facil hehe.

vi alguma vez que o vira do volvo penta 4cil.(matitimo), se não me engano, tem esse curso tbm...

e o 2,8 é com o vira do 153 né?
comodoro86
comodoro86
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 316
Idade : 34
Localização : guabiruba
Data de inscrição : 08/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  Renat1nh0 Qua Mar 18, 2009 5:36 pm

comodoro86 escreveu:
Renat1nh0 escreveu:
comodoro86 escreveu:tem esse que é bem interessante:
Preparação 4cil 27949capa00010mvfs7ql61.thPreparação 4cil 27952pea00013zagt0wq112.th

se conseguisse um vira desses pegava um 4cil. pra mim...

Quero ver acha esse vira, e quem diz que viu disse que o motor parece uma britadeira. Da pra fazer o 2.8 esse pelo menos e mas facil hehe.

vi alguma vez que o vira do volvo penta 4cil.(matitimo), se não me engano, tem esse curso tbm...

e o 2,8 é com o vira do 153 né?


Isso mesmo Smile quem tem diz que fica mt bom.
Renat1nh0
Renat1nh0
Opaleiro Iniciante
Opaleiro Iniciante

Número de Mensagens : 16
Idade : 34
Localização : Florianópolis
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.opalafloripa.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  muhamed Ter Mar 31, 2009 7:49 am

faser uma nave com um 4cc eh muito lol....mas alguem sabe kual a potencia maxima de podemos extrair de um motor 4cc ?
muhamed
muhamed
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 321
Idade : 45
Localização : Piratuba
Data de inscrição : 02/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação 4cil Empty Re: Preparação 4cil

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos