Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caravan SS

2 participantes

 :: O Opala :: Modelos

Ir para baixo

Caravan SS  Empty Caravan SS

Mensagem  Pedro Ter Ago 09, 2011 4:56 am


Caravan SS - 1978

Caravan SS  Caravan3

O espaço interno sempre encabeçou a lista de justificativas para se ter uma perua. Itens de luxo e conforto podiam fazer parte dos dotes, mas daí a terem algum apelo esportivo, isso era outra história. No Brasil, antes de o visual lameiro rejuvenescer peruas de hoje, como Palio Weekend (Adventure) e Parati (Crossover), o apelo esportivo meramente estético já marcava a proposta da Chevrolet Caravan SS, lançada para a linha 1978.

Ainda que não diferisse tecnicamente do restante da linha, a SS vendia, a exemplo da mesma versão do Opala, a ideia de uma perua feita para uma pegada esportiva. Após o sedã e o cupê – este ainda à venda –, era a terceira carroceria da linha Opala a receber o acabamento digno do SS popularizado pelo Impala nos anos 60. Se o motor 250-S de seis cilindros, carburador de corpo duplo e 171 cv tinha coerência com o visual de muscle-car dos SS, ainda havia o 151-S de quatro cilindros e 98 cv para reforçar a impressão de que o vigor estava mais na aparência que no conteúdo. O mote publicitário era “leve tudo na esportiva”.

Caravan SS  Caravan-4

Foi em janeiro de 1978 que a Caravan SS estreou nas páginas de QUATRO RODAS, num teste em conjunto com o Opala cupê de luxo com o motor 151-S. Assim como no cupê SS, ela trazia faixas pretas no capô e nas laterais, retrovisores externos aerodinâmicos, faróis de milha, volante esportivo espumado de três raios e bancos de vinil. As colunas laterais traseiras também eram pintadas de negro.

Em comparativo publicado na edição de março de 1976, a versão cupê do SS-6 fez Dodge Charger R/T e Ford Maverick GT comerem poeira, com máxima de 189,48 km/h, marca que o transformou no nacional mais veloz. Já a Caravan SS fi cou aquém do esperado. Fez 162,895 km/h de máxima, 0 a 100 km/h em 12,92 segundos e retomada de 40 a 120 km/h em 27,20 segundos. Nas provas de frenagem, a reportagem destacava negativamente os grandes espaços necessários e a difi culdade de manter a trajetória nas frenagens e a falta de um manômetro de óleo. Em contrapartida, elogiava o baixo nível de ruído, a posição ao volante e o câmbio, pelo escalonamento de marchas e os engates curtos, precisos e secos.

Caravan SS  Caravan_1

É de 1978 o exemplar prata (de quatro cilindros) fotografado, do colecionador paulista Fabio Steinbruch. “Ela se porta como o carro mais comum de dirigir, bom para usar no dia-a-dia.” Ainda levando em conta o motor, Steinbruch trata seu carro com irreverência. “É um Fusca de rico, simples, mas de porte grande.” Um porte de até 1 950 litros para bagagem.

A Caravan SS recebeu as alterações da linha Opala 1980, quando a frente foi rebaixada e ganhou faróis retangulares. Rodas e retrovisores tinham desenho novo também e os para-choques eram da cor do carro. Foi o ano derradeiro de todos os SS da linha Opala, que tinha seu luxo enfatizado pela versão Diplomata. Mais rápida na passagem pelo mercado que no acelerador e mais chamativa pela raridade que pelo visual, nossa primeira perua “esportiva” fez escola. Tentativas posteriores de associar peruas a desempenho, como a VW Quantum Sport de 1990 e as de proposta off-road leve, também enfatizaram o estilo.

Ao volante de uma SS de quatro cilindros, com o carro lotado numa subida de serra, entendia-se a o slogan do lançamento: o negócio era curtir a companhia da família e levar tudo o mais na esportiva.

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/classicos/brasileiros/chevrolet-caravan-ss-468335.shtml

Detalhes da SS - Fonte - Revista Auto Esporte

Caravan SS  Caravandet1 Caravan SS  Caravandet2



Está aí uma máquina que viria para minha garagem tranquilamente.
Very Happy
Pedro
Pedro
Opaleiro de Carteirinha
Opaleiro de Carteirinha

Número de Mensagens : 168
Idade : 60
Localização : Joinville - SC
Data de inscrição : 02/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caravan SS  Empty Re: Caravan SS

Mensagem  thiago_bomga Ter Ago 09, 2011 2:23 pm

Olha Pedrão,,,, eu nem terminei ainda os meus dois brinquedos e já tenho vontade de ter uma caravan.... ahhh se eu tivesse mais $$$ e garagem... heheheh
thiago_bomga
thiago_bomga
Opaleiro de Carteirinha
Opaleiro de Carteirinha

Número de Mensagens : 262
Idade : 41
Localização : Gaspar
Data de inscrição : 17/12/2009

http://www.dextersistemas.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caravan SS  Empty Re: Caravan SS

Mensagem  Pedro Sáb Set 03, 2011 5:37 am

Então Thiago.
Espaço é um grande problema para mim também.
Mas que a tentação é grande, sem dúvida.
Very Happy Very Happy
Pedro
Pedro
Opaleiro de Carteirinha
Opaleiro de Carteirinha

Número de Mensagens : 168
Idade : 60
Localização : Joinville - SC
Data de inscrição : 02/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Caravan SS  Empty Re: Caravan SS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 :: O Opala :: Modelos

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos